www.osteopatiagoiania.com.br

LIBERAÇÃO SOMATO-EMOCIONAL



A emoção durante muito tempo foi colocada a margem ou separada do corpo, contudo o conhecimento evolui e assim, há algum tempo, começou-se a considerar esta possibilidade corporal como algo muito concreto, e surgiram então psicólogos interessados em “abordagens corporais”. Muitos de seus colegas criticaram-nos duramente e ainda o fazem.

tree
Eis que surge no cenário a expressão “Somato-Emocional”, para muitos, algo desconhecido e até ilusório para outros, pois uma das questões é que agora emoções surgem a partir do corpo ou instalam-se nele e não só na “Mente”, território exclusivo dos Psicólogos, como a grande maioria pensava. O que estou mostrando é que traumas emocionais, não só físicos, ficam “aprisionados” no corpo. Quer dizer então que o corpo é um grande armazenador. A memória deixou de ser uma exclusividade cerebral e passou a ser dividida com o corpo, ou seja, surge a Memória Tissular.


Estou neste ponto refazendo um caminho histórico até, mas claro de uma forma simples, pois o meu objetivo é apresentar possibilidades de tratamento ao público. Vou dar um exemplo: O pessoal um pouco mais antigo dos seus 30/40 anos de idade pegou a época das fitas K7, os mais novos perguntem aos mais velhos. Pois Bem! Gravávamos músicas maravilhosas, todos hão de recordar. Ora, ora, pesem bem..., fazíamos isto em um pedaço de plástico, tudo bem, um plástico magnetizado, mais sempre um plástico!!! Agora perguntas simples para você. Será que o tecido Humano é menos complexo que um pedaço de plástico?! Será então que o nosso tecido Humano seria incapaz de armazenar informações?! Continuará você na ilusão de que memória é algo apenas cerebral?! Continuará você na ilusão que emoção é uma questão da mente somente?! Lembre-se agora de quantas questões físicas que acabaram virando problemas emocionais, quantas questões emocionais acabaram gerando problemas físicos. Quem nunca ouviu falar de doença psicossomática?!!! O câncer é uma delas. 
    
Vamos colocar agora “os pingos nos is” (Isto é uma expressão antiga, que minha mãe ainda hoje usa), ou seja, vamos esclarecer antes da confusão. Um tratamento na esfera emocional por excelência é, e sempre será dos psicólogos e psiquiatras, eles são os melhores, contudo a Liberação Somato-Emocional (LSE), enquanto tratamento tem colaborado com muitos pacientes e estes profissionais da esfera emocional.

O berço da LSE está na Terapia Crânio-Sacral (área de trabalho do Osteopata), pois esta irá propiciar uma boa condição para que a liberação ocorra. Um dos nomes importantes no cenário mundial é o Dr. John Upledger (Osteopata), que percebia, nos vários pacientes que o procuravam para a Terapia Crânio-Sacral, por decorrência de problemas físicos, ser o fator Somato-Emocional o verdadeiro deflagrador e/ou mantenedor de todo “quadro de saúde” em desequilíbrio. Portanto os ajustes físicos serão sempre importantes, mas porque esquecer no tratamento da esfera Somato-Emocional. Aos psicólogos tenho a dizer que a parceria é a melhor possibilidade para o paciente. O tratamento tende ao aceleramento. Esta é mais uma possibilidade da Osteopatia em tratar o individuo como um todo.

Quais os problemas, que podem ser tratados?! Inúmeros, contudo prefiro explicar por uma imagem/metáfora bem badalada nas terapias naturais. A imagem da cebola. Nós somos a cebola que adoece de dentro para fora, em camadas. Logo um bom tratamento irá propor o caminho inverso até que a saúde seja novamente conquistada, ou seja, camada por camada será tratada, uma camada poderá ser tristeza, em outra ansiedade, estresse, depressão, distúrbio bipolar (muitos médicos já estão indicando), déficit de atenção, dificuldade de concentração, dificuldade de aprendizagem, etc, etc, etc... até o centro da cebola.

O importante é que lá no centro o reencontro com o seu "eu saudavel" há muito perdido, poderá tornar-se uma feliz realidade. BOA SAÚDE!!!










AGENDE SUA CONSULTA

logo-rodape
(62) 3941 - 4382
Rua 13, N°1436, St. Marista - Goiânia ( Próximo à T-9)
e-mail: contato@osteopatiagoiania.com.br

LOCALIZAÇÃO

Saiba onde estamos
localizacao
..Clique aqui


youweb
Desenvolvimento de sites goiânia

© 2010 Osteopatia - Todos os Direitos Reservado