DOR NA COLUNA VERTEBRAL

A dor na coluna vertebral está com seus dias contados.
Porque o Dr. Paulo Henrique vem dizer que os dias estão contados para está dor? Ora, além de todo arsenal terapêutico existente: medicação, Fisioterapia, Acupuntura, hidroterapia, massagens, ... e até mesmo as cirurgias, etc, agora estamos contando com a Osteopatia aqui em Goiânia, nesta batalha contra a dor na coluna vertebral. Há uma possibilidade de verdade nesta frase, informe-se e venha se tratar.

Alguns vão pensar, “oba vem recurso novo por aí, agora vai dar certo!!!” Atenção!!! A Osteopatia existe oficialmente desde 1874 e a 1ª escola desde 1892, a OMS (Organização Mundial de Saúde) já reconhece e indica o tratamento por esta metodologia, e está no Brasil desde 1986 pelo estado do Rio de Janeiro. Goiânia faz bem pouco tempo começou há conhecer os benefícios da Osteopatia para tratar a dor na coluna vertebral. O Dr. Paulo Henrique chegou em 2007, mas há algum tempo antes ela já estava por aqui.

Qual a diferença da Osteopatia para todos os outros tratamentos citados, por exemplo? Falando de uma forma muito simplista, sua atuação é na causa. Vamos esclarecer antes que todos pulem nas cadeiras! Estou apontando para uma causa na disfunção de movimento, pois este é o nosso terreno de atuação. Um câncer na medula, pode ser a causa de muita dor na coluna, mas este é um caso típico para um Médico resolver. Sendo a causa uma disfunção, ou seja, uma vértebra que se nega ao funcionamento normal, a única Profissão que reconhece que vértebra é esta e normaliza seu funcionamento, sem uso de drogas, etc, é a Osteopatia. Atuamos apenas na disfunção.

Vamos dar um exemplo: Um paciente chega com uma dor no ombro direito, mais específico na região do deltóide (músculo do ombro), a semiologia nos dirá de uma possibilidade de sensibilidade dolorosa relacionada à raiz de C5, um problema na coluna cervical (estou deixando de fora toda investigação que deve ser feita no ombro, pois nosso assunto é a coluna vertebral), mas também esta mesma semiologia poderá nos apontar para outras regiões do organismo que estejam relacionadas, há uma dor no ombro.  Assim a osteopatia que tem sua base na anatomia, fisiologia, e também nesta mesma semiologia, valoriza que este problema, pode não ser apenas uma única disfunção de movimento, longe das patologias. Desta forma o Osteopata investigará não só a causa vertebral mais todas as disfunções associadas que colaboram para perpetuar sua dor.

Estamos assim investigando e tratando a causa da "DOR" e não o sintoma "DOR".

Por último, temos que ao menos citar as ciatalgias que infelizmente estão sempre associadas as Hérnias Discais, mas que em sua grande maioria trata-se apenas de uma disfunção vertebral que poderá, em alguns casos, ser resolvido de forma rápida e sem precisar de intervenção cirúrgica.

Quando a patologia é a causa da dor, procure sempre um Médico.
Mas atenção:
Quando a disfunção é a causa da dor, um Osteopata pode ser uma boa escolha.