www.osteopatiagoiania.com.br

DISFUNÇÃO DE ATM E OSTEOPATIA


A osteopatia é muito indicada nas disfunções de ATM (articulação temporo-mandibular), mas o público desconhece sua atuação.

O crânio como um todo pode estar contribuindo para esta desordem, assim como a coluna vertebral e indo mais longe o sistema visceral, etc.... o Osteopata trabalha dentro de todo este contexto e por isso tem ferramentas importantes para atuar nesta disfunção. Estou colocando todos estes pontos pois em geral, coloca-se como causa principal das disfunções de ATM, a relação oclusal. Pode até ser verdade absoluta, mas será que realmente a desordem começou por aí? Será que uma disfunção visceral como por exemplo a vesícula, poderia ser a grande causadora de tudo?!  

O corpo Humano é extremamente complexo e na SAÚDE muitas vezes considera-se apenas "localmente" o problema  como único vilão da história, contudo vou citar um exemplo local que muitas vezes é ignorado por outros profissionais e que o Osteopata valoriza em virtude de ser sua área de atuação: O pac foi ao Odonto e precisou extrair um elemento dentário, a princípio nenhum problema, acontece que dependendo de quão foi traumático este evento, todo sistema craniano pode paralizar e com isso desorganizar as relações oclusais que tanto o Odonto se esmera em reestabelecer, e finalmente ser a raíz das disfunções na ATM. Todo sistema orgânico sofre em detrimento desta extração e muitas vezes outros sistemas podem se desorganizar também, como por exemplo o visceral. O pac realizou aquela extração e foi viver a vida, algum tempo depois começa apresentar disfunção da ATM, acontece que todo organismo está desorganizado e não só a região da "BOCA", por tudo isso é que dei como exemplo acima a vesícula como uma das contribuintes e perpetuantes desta desorganização. 

O Osteopata é o profissional que deveria ser incluído na equipe terapêutica que lhe dá assistência, pois trabalhamos os vários aspectos envolvidos na disfunção de ATM inclusive o visceral. Lembro que quando fiz os cursos para trabalhar com ATM, lá em (+/-)99/00, os professores falavam: "pessoal nesta primeira etapa vocês procurem um Osteopata para trabalhar em conjunto, todas as relações sistêmicas envolvidas".

+ de 10anos se passaram e o Odonto continua indicando pouco para o Fisioterapeuta que dirá para o Osteopata, mas um dia isto vai mudar.

Um abraço e paz profunda,
Dr Paulo Henrique.

AGENDE SUA CONSULTA

logo-rodape
(62) 3941 - 4382
Rua 13, N°1436, St. Marista - Goiânia ( Próximo à T-9)
e-mail: contato@osteopatiagoiania.com.br

LOCALIZAÇÃO

Saiba onde estamos
localizacao
..Clique aqui


youweb
Desenvolvimento de sites goiânia

© 2010 Osteopatia - Todos os Direitos Reservado