www.osteopatiagoiania.com.br

FIBROMIALGIA E TERAPIA CRÂNIO-SACRAL


OBS.1:
Transcrição na íntegra do manuscrito da paciente A.M.
OBS.2: A paciente foi atendida pelo Osteopata C.O. Dr. Paulo Henrique C. Araujo, Fisioterapeuta-CREFITO 29683F.


     Meu nome é A.M. e tenho 45 anos. Em 18.01.2010 fui diagnosticada fibromiálgica. Foi um choque. Não sabia muito bem do que se tratava e fui pesquisar sobre. A única coisa que me ocorria no pensamento era que não tinha cura e eu teria que conviver até o fim dos meus dias com dores intensas. Pesquisando sobre o tema descobri que tinha vários sintomas há muitos anos, e que já fazia 10 anos que minha vida era correr de um médico especialista para outro. Fiquei profundamente chateada com a incapacidade médica de fazer um diagnóstico em menos tempo e o prognóstico ser desalentador. Em decorrência deste sentimento o  quadro se agravou, as dores em todo o corpo pioraram e fiquei profundamente desanimada. Iniciei um tratamento com um reumatologista, sendo que, a base do tratamento foi um antidepressivo, um relaxante muscular e um analgésico. Tive reações alérgicas e efeitos colaterais extremamente desagradáveis. Troquei de medicação e a história se repetiu. Então abandonei o tratamento. Dão o nome de fibromialgia às dores generalizadas em decorrência de estresse. Profundamente frustrada e sem saber o que fazer optei por medicamentos  naturais e descobri o Dr. Paulo Henrique e o crânio-sacro.
     Meu quadro clínico quando iniciei o tratamento com o Dr. Paulo Henrique era: dor de cabeça muito forte diariamente; dor dilacerante nos ombros; cervical tensionada; corpo travado ao acordar; dor moderada em todo o corpo, principalmente mãos e joelhos; desânimo; sono irregular; irritação; fadiga e mal-estar.
     Em 28.01.2010 fiz a primeira sessão de crânio-sacro e ao final não sentia mais dor de cabeça. Acordamos em realizar 20 sessões para analisarmos os resultados, sendo inicialmente, uma sessão por semana, e durante este período EU OPTEI  por não usar nenhum medicamento para perceber a reação do meu corpo ao tratamento crânio-sacro.
     Disciplinadamente comecei o tratamento. Após a segunda sessão percebi que a cabeça permanecia sem doer e o sono teve uma ligeira melhora. Após a  terceira sessão tive uma crise de dor de cabeça, mas percebi que estava bem menos cansada. Percebi que a dor de cabeça estava vinculada a fatos pontuais de muito estresse e raiva. Como o fato gerador da dor de cabeça permaneceu por alguns dias, não consegui evitar nem controlar a dor, tomei um analgésico. Fui para a quarta sessão com muita dor de cabeça e dor em todo o corpo. No decorrer da semana o mal-estar melhorou muito e a dor de cabeça cessou. Após a quinta sessão não senti mais dor de cabeça e as dores do corpo desapareceram, permanecendo a dor nos ombros, mão direita e joelhos. Voltei a fazer as tarefas domésticas sem sentir dor. O estado geral era bom, estava mais disposta, embora lenta. O sono estava mais organizado e minhas noites começavam a melhorar. Após a sexta sessão a dor do ombro direito cessou, estava menos cansada e sem dor de cabeça. Após a sétima sessão a fadiga sumiu, sentia-me bem melhor em todos os aspectos e o ombro esquerdo, os joelhos e a mão direita ainda doíam, embora com menor intensidade. Naquele momento eu fiquei muito confiante e vi que era possível viver sem dor. Após a oitava sessão não sentia mais dor no ombro. Vivi um fato estressante, senti muita de dor de cabeça, não agüentei, tomei um analgésico. Percebi que minha cabeça é meu ponto de choque e todo estresse se converte em dor de cabeça. Ainda não sei como administrar isso. Após a nona sessão eu me sentia muito bem, permaneciam as dores nos joelhos e mão direita. Após a décima sessão a dor do joelho direito cessou e me dei conta de que nem me lembrava mais como era viver sem dor, fiquei muito feliz por estar experimentando de novo uma vida saudável. Após a décima-primeira sessão meu estado geral era muito melhor e meu humor estava bom. Após a décima-segunda sessão percebi que meu corpo reagia diferente ao estresse, sofrendo um impacto bem menor. Após a décima-terceira sessão senti-me praticamente curada. Tudo melhorou muito. A partir da décima-quinta sessão comecei um processo de desvinculação, onde as sessões passaram a ser quinzenais, para meu corpo começar a reagir sem as manobras crânio-sacro. Meu estado permaneceu inalterado, embora na primeira  semana sem sessão eu tenha ficado um pouco ansiosa, mas foi tudo bem. Após a vigésima semana eu era outra pessoa.
     Antes de iniciar o tratamento, acordar era uma tormenta. Hoje durmo bem melhor e acordo bem. Às vezes estou sonolenta, querendo ficar mais na cama, mas disposta e sem sofrimento. Hoje saio da cama num único movimento, o que antes era impossível. As únicas dores que sinto são no joelho esquerdo, se fico muito tempo sentada, e na mão direita, que permanece inalterada. Não tenho nenhuma dúvida de que as manobras crânio-sacro mudaram minha vida. Hoje faço todas as tarefas domésticas sem dor, já consigo fazer caminhadas. A qualidade do meu sono ainda não está a ideal para mim, mas melhora a cada dia. Antes eu dormia em média 4 horas por noite com vários despertares. Hoje durmo de 5 a 6 horas sem despertares ou com apenas um despertar durante a noite. Não acordo mais cansada e a irritação que era constante, desapareceu. Não faço uso de medicamentos e assim quero permanecer. Agora vou fazer uma sessão por mês para manter o que consegui. Não sei quando vou parar, mas farei o tempo que for preciso para continuar com a qualidade de vida que estou tendo e que tinha perdido. Sinto-me novamente apta para a vida. Executo sem sofrimento todas as tarefas de mãe, dona de casa e profissional liberal. Dirijo o dia todo e tenho uma vida agitada. Estou começando a me preparar para em breve iniciar um mestrado.
     Os fatores estressantes continuam e continuarão enquanto eu viver, mas hoje vejo que meu corpo reage bem diferente a cada estímulo negativo, sendo menos impactado e respondendo mais rápido no processo de volta ao equilíbrio. Estou plenamente satisfeita com a opção que fiz pelo crânio-sacro e indico a todas as pessoas que passam por vários processos de dor. Fui extremamente disciplinada, compareci a todas as sessões rigorosamente agendadas, sem ter sequer uma exceção. Sou muito grata ao Dr. Paulo Henrique pelo trabalho executado, por sua dedicação e interesse no meu processo de melhora durante esses seis meses de tratamento intensivo. Acredito que com a continuidade das manobras crânio-sacro o meu corpo aprenderá a reagir aos estímulos negativos sem me ocasionar sofrimento, pois estará plenamente equilibrado.
                                                                                                   Goiânia, 09 de agosto de 2010.


Olá a todos que nos visitam, este é um relato de caso de uma paciente portadora de FIBROMIALGIA, portanto que pode ser visto voltando no site e procurando por CURIOSIDADES / RELATO DE CASOS / FIBROMIALGIA E CRÂNIO-SACRO (tb estou nesta sessão) , contudo resolvi colocar nesta sessão por ter sido um caso interessante.

Um abraço e paz profunda,
Dr.Paulo Henrique
Osteopata C.O.

AGENDE SUA CONSULTA

logo-rodape
(62) 3941 - 4382
Rua 13, N°1436, St. Marista - Goiânia ( Próximo à T-9)
e-mail: contato@osteopatiagoiania.com.br

LOCALIZAÇÃO

Saiba onde estamos
localizacao
..Clique aqui


youweb
Desenvolvimento de sites goiânia

© 2010 Osteopatia - Todos os Direitos Reservado