www.osteopatiagoiania.com.br

PILATES E OSTEOPATIA

Existe uma cultura em torno dos problemas de coluna que é, o "tal" do fortalecimento!!! Gostaria de saber quem inventou isso... muitos estão pulando da cardeira neste momento, então vou explicar meu ponto de vista: Falar para alguém a expressão, "FORTALECER A COLUNA" sem dar nenhuma explicação pode ser no mínimo temeroso... ora pessoal a maioria das pessoas irão realizar um movimento de extensão da coluna vertebral ( flexionar a coluna para trás) no intuito de trabalhar a musculatura paravertebral. Ok! Este movimento faz exatamente isso, contudo será que é apenas isso que ocorre?! O meu senão esta apenas no seguinte aspecto: existe um forame (buraco p/ os leigos) por onde saem os nervos, portanto realizar um fortalecimento pode fechar estes "buracos" e agravar um quadro de dor, por exemplo. Por tudo isso e muito mais é que colocamos em nosso espaço terapêutico o estúdio de Pilates, venha fazer uma aula experimental gratuita.
O Pilates é muito bom para organizar todo sistema músculo-esquelético, tonificar, alongar, ensinar o paciente a respirar durante os esforços, pois geralmente as pessoas bloqueiam sua respiração ao pegar peso por exemplo, etc... e em virtude de ser um trabalho quase individualizado permite correções  mais eficazes da postura durante os exercícios, e ainda realizar todos estes trabalhos ganhando espaços no corpo e não fechando.

Você percebeu que em nenhum momento foi falado "FORTALECER A COLUNA"!!! Não concordamos com esta cultura, e porque? Seriam os músculos da "coluna" tão frágeis assim!!! Esses músculos que culturalmente são tidos como fracos, trabalham contra a gravidade de nosso planeta. Por favor me responda: Em que momento a "GRAVIDADE" deixa de atuar sobre os seres que aqui habitam? Pois é, então que história é essa de músculo fraco. Atenção para o que vou colocar agora: Muitas vezes precisamos é tirar a força destes músculos e não fortalecer. 

Por tudo isso é que  preferimos pensar em NORMALIZAR as disfunções de movimenti da coluna com a Osteopatia e realizar o trabalho de organização corporal com o pilates após as normalizações das vértebras em disfunção, pois a Osteopatia irá corrigir realmente uma vértebra que "funciona mal". O aluno de Pilates então irá iniciar seu trabalho de reorganização corporal tendo o benefício de estar com o corpo equilibrado e portanto maior eficácia no Pilates.

Que tal repensar esta história de fortalecer a coluna, em detrimento de uma boa reeducação do movimento! Venha estamos lhe aguardando.

Um abraço e paz profunda,
Dr Paulo Henrique.

AGENDE SUA CONSULTA

logo-rodape
(62) 3941 - 4382
Rua 13, N°1436, St. Marista - Goiânia ( Próximo à T-9)
e-mail: contato@osteopatiagoiania.com.br

LOCALIZAÇÃO

Saiba onde estamos
localizacao
..Clique aqui


youweb
Desenvolvimento de sites goiânia

© 2010 Osteopatia - Todos os Direitos Reservado