O QUE PENSA A POPULAÇÃO?

Como o nome sugere, as pessoas pensam que o Osteopata só trabalha com os ossos ou a doença dos ossos, e ainda para nosso desespero no bom sentido é claro, é aquele profissional que estala os ossos, principalmente a coluna vertebral. Atenção!!! A osteopatia trabalha com os ossos sim, mas principalmente com as articulações, com as vísceras, com o sistema Crânio-Sacral, com a circulação, etc..., mas tem algo importante a ser destacado:
"Quando você esta naquela crise aguda de dor na coluna, em geral o que se faz? Anti-inflamatórios e repouso absoluto, certo? ERRADO!!!"

A osteopatia trabalha com uma técnica, chamada protocolo dos agudos. A função desta técnica é, tira-lo da crise mais rapidamente e sem medicação, só com as mãos. Em 70 – 90% dos casos responde bem, até mesmo nos casos de Hérnia discal. A segunda questão são os estalos. O Osteopata trabalha com a técnica de estalo e/ou estrutural, mas só quando a articulação esta realmente “travada”. Fora esta indicação clássica, podemos optar por outras técnicas menos agressivas, como por ex. técnicas de Sutherland: Onde a respiração é que irá efetuar a normalização da disfunção.

Uma pergunta importante: Será que um medicamento consegue normalizar o funcionamento de uma vértebra, em disfunção? A resposta é sempre NÂO!!! Sua atuação é no sintoma e/ou no processo inflamatório. Acontece que a causa muitas vezes esta na disfunção de movimento, e neste terreno quem atua melhor são “as manipulações” realizadas pela Osteopatia.

A população em Goiânia fica achando que a Osteopatia é uma novidade, então o Dr. Paulo Henrique fala: – é bem novinha, só começou em 1874 nos USA!!! Ora, são só 135 anos de benefícios a população de todo o mundo! Por isso mesmo é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece e indica a Osteopatia (um dos itens) a todos os países desde 2002-2005 em um documento entitulado: “estratégias da OMS sobre medicina tradicional”, como proposta de menor dano a saúde em contraponto com as interações medicamentosas.

Último e não menos importante é informar à população que um profissional Osteopata, estuda ao longo de 05 anos e um mínimo de 500 horas de estágio em ambulatório supervisionado. Não é um cursinho de fim de semana ou mesmo de 01 a 03 anos. informem-se!

Segundo, o que escreveu o Dr. Harold I. Magoun (Osteopata), em junho de 1950:

“Seria inimaginável lançar-se na cirurgia ou em qualquer outra arte da Medicina após a simples leitura de um texto e sem um período de treinamento adequado. Da mesma forma, a Osteopatia demanda um grau de competência e de experiência impossíveis de adquirir sem aprendizado. Há bom entendedor, saudações!”

A Osteopatia Utiliza as mãos para avaliar e tratar disfunções de movimento e/ou osteopáticas com um olhar integral sobre o organismo, e preconiza que o corpo sem restrições de movimento, lida melhor com a dor, o estresse, e “as doenças”.